Barroso busca projeção na França após deixar STF e enfrentar restrições nos EUA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, tem dedicado seus primeiros meses de aposentadoria a uma aproximação com o meio acadêmico europeu. Impedido de entrar nos Estados Unidos, o ministro aposentado tem intensificado sua agenda na França, onde passou a marcar presença em eventos institucionais e encontros com círculos universitários.

Em janeiro, Barroso ministrará um curso na Universidade Sorbonne, em Paris, uma das instituições mais tradicionais da Europa. A participação ocorre a convite de uma associação de estudantes brasileiros radicados no país, que o incluiu como figura de honra na programação acadêmica. A iniciativa reforça o esforço do jurista em consolidar sua imagem no exterior após anos de protagonismo no cenário jurídico e político brasileiro.

A movimentação tem sido acompanhada nos bastidores como parte de uma estratégia pessoal para manter influência no debate internacional sobre democracia e instituições, agora fora da magistratura. O ex-ministro pretende seguir atuando como conferencista e articulador em temas ligados a direito constitucional e processos judiciais contemporâneos.

Siga o DFMobilidade nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dfmobilidade
YouTube: https://www.youtube.com/@dfmobilidade
Twitter/X: https://twitter.com/dfmobilidade
Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidade

Hamilton Silva

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.