fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Segurança de pedestres do Riacho Fundo é reforçada com instalação de gradis

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Os moradores do Riacho Fundo terão mais segurança ao atravessar a principal via de acesso à cidade. O Governo do Distrito Federal (GDF) está instalando gradis de metal em pontos estratégicos da região administrativa.

Ao todo, o Riacho Fundo ganhará 600 metros de estrutura metálica, que está sendo instalada por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) em dois locais distintos. O primeiro trecho, com 400 metros, será colocado no viaduto em fase de finalização. O segundo, com 200 metros, será instalado abaixo da passarela aérea da cidade, em frente às churrascarias.

A estrutura tem o objetivo de reduzir a zero o número de atropelamentos nas vias e garantir a segurança de pedestres e motoristas. Em 2023, foram registrados 31 óbitos de pedestres nas principais vias do DF. Nos primeiros meses de 2024, foram ao menos nove óbitos.

“As estruturas metálicas têm como objetivo desestimular a prática perigosa de atravessar as pistas em meio ao grande fluxo de carros e direcionar os pedestres para as passarelas e pontos seguros de travessia”, explica o engenheiro civil do DER-DF, Mozer de Castro.

Até o momento, os gradis foram fixados no Pistão Sul, em frente à Universidade Católica e ao Taguatinga Shopping; na BR-020, próximo ao Posto Itiquira; na DF-005, na altura do Varjão; na Epia Sul, na altura da floricultura; no Viaduto da Candangolândia; na DF-005, na EPNB; na EPGU, na altura da passarela que dá acesso ao Zoológico de Brasília; e próximo ao viaduto de acesso ao Itapoã e ao Paranoá. Ao todo, foram colocados 4 mil metros lineares de gradis nas principais vias do DF. O investimento ultrapassa R$ 3,6 milhões.

Segundo o DER-DF, o local de instalação das estruturas é definido após análise das equipes técnicas do departamento. O projeto também atende às condicionantes ambientais quando solicitado pelos órgãos competentes, como o Brasília Ambiental, com o objetivo de proteger áreas de fauna, como é o caso da região do Parque de Águas Claras, na 3ª saída da cidade.

Comentários