fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Segue para o GDF projeto que obriga criação de app de transporte público para pessoas com deficiência visual

Deputado Iolando - Foto: CLDF
Deputado Iolando - Foto: CLDF

O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei nº 327/2023, que obriga o Governo do Distrito Federal a implantar aplicativo móvel voltado para pessoas com deficiência visual, com previsão de chegada dos ônibus do sistema de transporte público em tempo real, recursos de comando de voz para orientação de trajeto e outras ferramentas de navegação. O texto foi aprovado em dois turnos e redação final e agora segue para o governador Ibaneis Rocha.

Proposto pelo deputado Iolando (MDB), o PL estabelece que o app deverá ser disponibilizado gratuitamente e deverá conter o recurso de VoiceOver – ferramenta que permitirá aos usuários ambientação ao longo do trajeto, roteirização e criação de pontos de referência personalizados. O dispositivo deverá contar, também, com recursos de comando de voz.

“O suporte de uma assistente virtual garantirá a autonomia do usuário com deficiência visual em toda a jornada, possibilitando que essas pessoas se desloquem pela cidade de forma mais segura e independente”, argumenta Iolando.

Comentários