Estrutura será inaugurada na quadra 401 e beneficiará cerca de 120 mil pessoas
A manhã desta sexta-feira (29) será de alegria para as pessoas que utilizam transporte público em Santa Maria. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e o secretário de transporte e mobilidade, Valter Casimiro, entregam o novo terminal de ônibus para a população em cerimônia que ocorrerá às 9h30 na quadra 401 da região.
“É um presente para os moradores de Santa Maria. A solicitação de uma estrutura adequada é antiga. Conseguimos agilizar a obra e estamos entregando com dois meses antes do prazo previsto”, afirmou o secretário.
De acordo com Casimiro, o terminal de Santa Maria vai melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade da população. “O novo terminal vai oferecer mais conforto, segurança e comodidade tanto para os usuários quanto para os colaboradores do transporte público.”
A obra, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), começou em março de 2020. Com terreno de 16.015,43 m², a estrutura fica na quadra 401 da cidade e foi erguida onde funcionava um ponto provisório de controle das linhas que atendiam a região.
O novo terminal possui 10 boxes para embarque e desembarque de passageiros e 53 vagas para os coletivos. O estacionamento público conta com 60 vagas para veículos, 25 vagas para motos, e um bicicletário. A estrutura conta também com dois banheiros públicos com acessibilidade e lanchonete.
A obra, custeada com recursos de emendas parlamentares e orçamento do Governo do Distrito Federal (GDF), teve investimento de R$ 4,8 milhões e gerou, aproximadamente, 50 empregos diretos e 25 indiretos.
Melhorias para a cidade
O terminal vai beneficiar cerca de 120 mil moradores de Santa Maria e será ponto de controle (partidas e chegadas) de 14 linhas de ônibus de ligação e circulares que alimentam o BRT de Santa Maria e atendem ao deslocamento interno da cidade.
Pelo local passam 89 veículos que realizam 435 viagens em dias úteis, 318 aos sábados e 193 aos domingos.
Por ser construída em um ponto próximo à DF-290, junto à divisa com o Entorno, a nova estrutura também será utilizada pela população dos municípios adjacentes que acessam o transporte público coletivo do Distrito Federal.
Com o novo terminal, será possível fazer a integração operacional com as linhas do semiurbano do Entorno.