O Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará alterações no trânsito do Plano Piloto e do Riacho Fundo II, neste domingo (26/11), para garantir a segurança dos participantes da Maratona Monumental Brasília 2023 e da Parada do Orgulho LGBTQIA+.
A partir das 6h30, a maratona vai impactar o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Via Palácio Presidencial, L2, L4 e Setor de Clubes. A largada e chegada dos atletas acontecerá na altura do Ministério do Meio Ambiente.
Recomendamos para você:
A via S1 terá apenas três faixas liberadas para os veículos, pois as três faixas próximas ao canteiro central ficarão reservadas aos atletas. A N1 será liberada para veículos somente em duas faixas no trecho do Palácio do Planalto até a L4. No sentido Rodoviária, apenas a faixa mais à direita será liberada para a saída dos veículos dos ministérios, que serão desviados para a L2 Norte. Na via Palácio do Planalto, a faixa da direita terá trânsito livre para os veículos e a da esquerda será destinada aos corredores.
No acesso da via L4 para a via N1, os agentes vão impedir o fluxo de veículos para a via N1 e farão o controle de acesso dos veículos ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar. A alça de ligação da via L2/L4 Norte também ficará fechada. Na via de ligação L2/L4 somente a faixa da direita será destinada aos veículos; as duas da esquerda serão ocupadas pelos atletas. O fluxo de veículos da L2 Norte em direção à N1 será desviado para o buraco do Tatuí. As alterações na via L4 em razão da maratona ficarão a cargo dos agentes do DER.
Riacho Fundo II
No domingo (26/11), no Riacho Fundo II, será realizada a Parada do Orgulho LGBTQIA+. Os participantes se concentrarão, a partir das 14h, no Quadradão Cultural, localizado na QN 7F. A partir das 18h, o público realizará uma caminhada em direção a Av. do Contorno, passando pela via próxima à Escola Classe 02. Na Av. do Contorno os participantes seguirão até na altura do Condomínio Paineira, aonde retornarão para o Quadradão Cultural. Durante o trajeto, as equipes do Detran-DF e da Polícia Militar (PMDF) farão as interdições necessárias para a passagem do público.