Todos os quadros de energia do Túnel de Taguatinga foram instalados na sala técnica. Os 14 itens foram montados nas duas extremidades da cabine e serão usados para alimentar os equipamentos do complexo viário, como ventiladores e luminárias das passagens subterrâneas.
“Temos painéis de média e baixa tensão que alimentam diversos equipamentos essenciais para o funcionamento do túnel”, detalha o engenheiro eletricista da obra Renato Sales Santos. “Alguns módulos são destinados ao sistema de exaustão, outros para a iluminação e um deles para o no-break.”
Recomendamos para você:
Desde dezembro, a sala técnica está sendo preparada para a chegada dos quadros. Foram construídas duas bases de concreto maciço para sustentar os painéis. Cada uma delas tem 7 m de comprimento por 0,90 cm de largura e 20 cm de altura.
Localizada no ponto de encontro subterrâneo entre as avenidas Central e Comercial, a sala técnica, considerada o cérebro do Túnel de Taguatinga, tem 1.734 m² e vai abrigar centrais de monitoramento, geradores de energia, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio.