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Presidente do Metrô-DF diz que serão investidos “R$ 900 milhões para a aquisição de 15 novos trens que serão comprados”

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília
Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Investimentos para Modernização do Metrô do DF são Destaque em Reunião da CTMU

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, na quarta-feira (30), uma reunião técnica para discutir a infraestrutura e os principais desafios operacionais enfrentados pelo Metrô do DF. Presidido pelo deputado Max Maciel (Psol), o encontro reuniu representantes da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF), trabalhadores do setor.

Diante dos incidentes recentes, como os dois incêndios ocorridos este ano em vagões, a reunião reforçou a urgência de investimentos para modernizar o sistema metroviário. Maciel destacou que o Metrô enfrenta desafios significativos, incluindo a inclusão dos trens e problemas nos contratos de serviços terceirizados, comprometendo a eficiência do sistema. “O transporte metroviário é uma prioridade para esta comissão e nosso mandato, pois o sistema necessita urgentemente de melhorias para garantir um serviço adequado à população”, afirmou o deputado, mencionando as visitas técnicas e audiências públicas que vêm sendo realizadas para aprofundar o tema.

Expansão e Modernização

Handerson Cabral Ribeiro, diretor-presidente do Metrô DF, apresentou um plano de investimentos substanciais para renovação da malha metroviária. Segundo Ribeiro, está em andamento um investimento de R$ 900 milhões para a compra de 15 novos trens, adquiridos por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aguardando trâmites junto ao Governo Federal. Além disso, a ampliação do metrô de Samambaia contará com R$ 400 milhões, com obras previstas para janeiro de 2025. “Estamos comprometidos em garantir que, nos próximos cinco anos, ocorra uma expansão específica da malha, aquisição de novos equipamentos e melhorias no sistema para garantir maior disponibilidade de trens”, pontual

Sobre os recentes incêndios, o Metrô DF informou que contratou uma empresa especializada para realizar perícia técnica, que determinará as causas dos incidentes. As medidas corretivas serão aprovadas em conformidade com as recomendações do laudo técnico.

Trabalhadores Reivindicam Melhorias e Valorização

O último concurso do Metrô do Distrito Federal foi realizado em 2013, o que, de acordo com a fala de representantes sindicais, reflete a falta preocupação do GDF em investir em recursos humanos para atender às crescentes demandas e ao aumento do fluxo de passageiros do metrô.

Aldinha Lúcia, representante da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), manifestou-se a favor da privatização do Metrô, mencionando o impacto negativo observado em Minas Gerais, onde a tarifa aumentou e o número de usuários caiu após a privatização. “Cabe ao Estado manter o transporte público. A privatização visa ao lucro, o que não é especificamente do transporte público”, declarou Lúcia.

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