Alguns pontos relevantes da economia que favorecem a reeleição de Ibaneis
A relação positiva e institucional do governador Ibaneis Rocha com o chefe do executivo federal, Jair Bolsonaro resultou em boas ações para os contribuintes do DF.
Apesar da economia local ser totalmente dependente dos reflexos e impactos da economia mundial e nacional a economia candanga sofreu, mas sobreviveu muito bem aos insanos e devastadores fatores pandemicos.
A Secretaria de Economia, com contribuições das secretarias de Desenvolvimento Social e de Turismo, o Pró-Economia – Etapas 1 e 2 envolveu uma série de ações de governo para minimizar os impactos da covid-19 sobre profissionais e empresas do Distrito Federal. O pacote econômico auxiliou no reequilíbrio financeiro e fiscal do setor produtivo que está podendo voltar forte pós pandemia, principalmente o setor de eventos.
Projetos de geração de empregos, mesmo em tempos de pandemia, a manutenção dos salários e empregos foram resultados do Pró-Economia 2, com 34 medidas, e Refis 2 foram anunciados em meados de novembro passado. Entre as ações estão a redução do ITBI e do IPTU que começaram a valer no inicio de 2022 com impactos diretos e reconhecimento das entidades de classe como a Fecomércio e outros que fomentam a economia.
Esse respeito pelo setor produtivo favorece diretamente o chefe do executivo que teve um “abacaxi” gigante para descascar logo no inicio do segundo ano de governo com a crise sanitária da covid-19.
Gerenciamento de crise e visão estratégica: sabedor das dificuldades e conhecedor dos problemas fundamentais do DF, Ibaneis agiu rapida e cirurgicamente. Seus auxiliares foram pró ativos e puderam vivenciar a genorisadade do chefe, principalmente agora em tempos de eleições onde vários destes disputarão uma vaga no legislativo.
Graças ao trabalho de construção econômica, feito desde o início de 2019, com o fortalecimento do ambiente fiscal, a atração de investimentos para o Distrito Federal e o aumento da arrecadação. O DF tem se superado e é destaque no Brasil inteiro.
A valorização do servidor foi algo que não vimos nos governos anteriores tendo o ápice da rejeição no governo de Rodrigo Rollemberg que acionou a justiça para não pagar os reajustes dos servidores . Ibaneis prometeu e pagou.
Ontem o governador fortaleceu a valorização dos servidores e anunciou a implantanção do Plano de Saúde para os servidores da Novacap, somente para citar alguns exemplos.
Mesmo com as dificuldades mundiais Brasília mostra resultado significativo em empregos. Levantamento divulgado nesta semana registrou queda de 2,5 pontos percentuais na taxa de desemprego entre março de 2021 e de 2022, além da absorção de 40 mil pessoas no mercado de trabalho.
Dentre as iniciativas de formação técnica do trabalhador os canteiros de obras são os mais visíveis instrumentos de conversão da teoria em prática. E isto influencia diretamente na percepção do eleitor que vê em Ibaneis um ‘ tocador de obras’, principalmente quando estas obras transformam a realidade do brasiliense em mais qualidade de vida.
*Hamilton Silva é economista, jornalista e editor do portal DFMobilidade