A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fiscalizou os dois jogos realizados no Estádio Nacional de Brasília neste fim de semana. O objetivo foi garantir aos torcedores a segurança e o cumprimento da Lei Geral do Esporte durante as partidas do Botafogo e Grêmio, no sábado, 28 de setembro, e do São Paulo e Corinthians, no domingo, 29 de setembro.
Segundo o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, não houve nenhuma intercorrência durante as partidas. Em relação à hidratação dos torcedores, a Comissão constatou que, conforme solicitação, foram distribuídos mais copos aos participantes.
Recomendamos para você:
Para o jogo entre São Paulo e Corinthians, a Comissão, a Secretaria de Esportes e as torcidas organizadas trabalharam em conjunto para que os torcedores corintianos não comparecessem ao Estádio em respeito à torcida única do São Paulo.
“A disputa no Distrito Federal foi nos moldes da realizada em São Paulo sob pena de ferir o critério técnico da competição e também em respeito aos torcedores dos times. O MPDFT seguiu a postura adotada pelo Ministério Público de São Paulo”, ressaltou Sabo.
Também participaram da vistoria os promotores de justiça Bruno Vergini, Cláudio Freire, Marcel Nóbrega e Paulo Binicheski.
Atendimento à mulher
O Estádio conta com uma sala de acolhimento à mulher. O local conta com psicólogos e assistentes jurídicos capacitados para acolher e orientar mulheres vítimas de casos de assédio e de importunação sexual. A sala de acolhimento fica na ala R 16.
Iniciativa
A Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do MPDFT atua de forma integrada à Secretaria de Segurança Pública e a órgãos como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal. Além de fazer vistorias nos estádios, a comissão fiscaliza os eventos esportivos para garantir o cumprimento da Lei Geral do Esporte.