fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Inflação no DF cai para 0,56% em abril, a metade do mês anterior

dfmobilidade
Foto: Reprodução

Destaque para a queda da inflação no Distrito Federal em abril, registrando uma variação de 0,56% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que representa metade do valor registrado em março. Embora a variação mensal dos preços tenha sido a oitava maior entre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE, está abaixo da média nacional de 0,61%.

Entre os fatores que contribuíram para essa redução inflacionária, destaca-se a queda nos preços da energia elétrica residencial, pertencente ao grupo de Habitação, que apresentou a maior variação negativa. Por outro lado, os produtos farmacêuticos e os planos de saúde tiveram os maiores aumentos do mês, impulsionando a alta observada no grupo de Saúde e cuidados pessoais.

No Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a queda foi ainda mais significativa, com inflação de 0,46%, sendo a sexta menor entre as 16 regiões analisadas pelo IBGE. Vale destacar que o IPCA incide sobre as famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos, enquanto o INPC, entre um e cinco salários mínimos.

O grupo de artigos de residência apresentou a maior queda entre os grupos, colaborando para segurar a inflação em abril. Quanto à variação dos preços por faixa de renda, o grupo de média e alta renda sentiu uma inflação de 0,46% em abril, enquanto o grupo de baixa renda registrou 0,51%, devido aos diferentes pesos que cada grupo de bens e serviços possuem para cada faixa de renda.

Comentários