fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Ibaneis reforça ações contra a dengue com nomeação de 800 novos agentes de saúde

20241129_111344

GDF reforça combate à dengue com a nomeação de 800 novos agentes de saúde

O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta quarta-feira a nomeação de 800 novos profissionais para fortalecer as ações de saúde preventiva no Distrito Federal. São 400 agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAS) e 400 agentes comunitários de saúde (ACS), contratados para intensificar o combate à dengue e outras doenças no DF.

Os agentes de vigilância ambiental terão como principal função a prevenção de doenças como a dengue, atuando em ações de campo, incluindo visitas domiciliares e comunitárias. Esses profissionais desempenham um papel crucial no controle de focos do mosquito Aedes aegypti, promovendo orientações e monitoramento direto com a população.

Já os agentes comunitários de saúde integram as equipes de atenção básica, realizando atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. Com foco na educação em saúde, eles trabalham tanto em domicílios quanto em coletividades, orientando a comunidade sobre hábitos saudáveis e prevenção de enfermidades.

Essa iniciativa do Governo do Distrito Federal reforça o compromisso com a saúde pública e o combate a surtos de doenças. A ampliação do quadro de agentes é considerada estratégica, especialmente no enfrentamento à dengue, que historicamente preocupa a região durante períodos de chuva.

Comentários