Na cerimônia, Ibaneis destacou a importância do investimento nas UBSs, que representam a porta de entrada no atendimento à população. “Eu aprendi que saúde começa na UBS, com o atendimento das equipes da Saúde da Família. Ali é que se cuida das famílias, das pessoas. E isso tem sido feito de forma organizada no Distrito Federal, em que pese a pandemia”, destacou o governador Ibaneis Rocha, ao reforçar para os moradores que a construção da unidade de saúde é o primeiro passo para o bairro ter a infraestrutura merecida.
“Aqui no Paranoá Parque residem aproximadamente 40 mil pessoas. Esse bairro foi entregue sem qualquer equipamento público, mas nós vamos entregar escolas e creches até o final do ano que vem. Faremos o viaduto do Paranoá, a duplicação da DF-250, a revitalização da Avenida Paranoá. Serão investidos aproximadamente R$ 100 milhões no Paranoá”, afirma.
O projeto da obra foi executado pela Novacap. A unidade, que tem 870 m², conta com oito consultórios divididos em quatro para médicos e quatro para enfermeiros, mais dois consultórios de odontologia e um consultório para Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A UBS também é equipada com sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de coleta de exames, copa e vestiário para os funcionários, entre outras. “Essa obra é muito mais que uma UBS, é quase um mini-hospital, aqui tem tudo”, aponta Fernando Leite, presidente da Novacap.
No local, vão atuar seis equipes de Saúde da Família, uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), uma equipe multiprofissional e três equipes de odontologia.
Administrador do Paranoá, Sergio Damasceno, conhece bem a carência das demandas da região. “Nós temos aqui 40 mil pessoas que estão felizes por terem onde morar, mas que até então não tinham atendimento de saúde por falta de equipamento público. E agora elas têm”, reforça.
Até o fim do ano, a Saúde deverá ter 635 equipes, chegando à inédita cobertura de 83% de todo o território
Quem compartilha do sentimento do administrador e morador do Paranoá é Adriana Martins da Silva, de 30 anos, que reside no Paranoá Parque. “Estou aqui há cinco anos e agora vai ficar fácil para ter atendimento. Antes estávamos jogadas aqui, indo de um lado para outro, e agora temos uma UBS do lado de casa, um espaço permanente e que vai facilitar para todos que moram aqui”, comemora.
Para Sillany Ferreira Sousa, de 33 anos, a chegada da UBS representa uma gestação mais tranquila. “Maravilhoso, não poderia ser melhor neste momento em que estou com cinco semanas de gestação. A UBS está do lado de casa, eu desço e já estou aqui para fazer o meu pré-natal e minhas consultas. Precisávamos muito dessa UBS aqui”, vibra.
Maior número de equipes da história
Todo esse trabalho do governo vai permitir que o DF atinja, em breve, o maior número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da sua história. Até o fim do ano, a Saúde deverá ter 635 equipes, chegando à inédita cobertura de 83% de todo o território. Isso será possível com o credenciamento de mais 151 equipes junto ao Ministério da Saúde, além das 484 credenciadas já existentes, que serão distribuídas nas 175 UBSs existentes na capital federal.
“Esse número de 635 equipes faz parte do Planejamento Estratégico de governo. É um compromisso que o governador Ibaneis tem com a Atenção Primária e vem sendo cumprido. Estamos atingindo o maior número de obras entregues, estamos vendo a maior expansão de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Então, chegar nesse quantitativo é uma marca histórica que vamos buscar alcançar ainda em 2021”, revela o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno.
“É um trabalho que a gente precisava dar prioridade e começamos durante a transição do governo, entre 2018 e 2019. O aumento na cobertura é especial e assim procuraremos aumentar sempre essa disponibilidade para trazer mais segurança à população no atendimento”, acrescenta o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Ainda segundo Fernando Erick, estudos mostram que uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) eficiente deve atingir uma marca de 75% de cobertura. “Isso nunca foi feito na história do DF e será alcançado agora”, confirma.
“O DF nunca teve tantas equipes completas, tantos equipamentos e obras. Em 2019 a nossa cobertura girava em torno de 63% e pensar uma Atenção Primária que alcança 83% de cobertura é um grande avanço. O DF precisava muito disso e estamos realizando”, acrescenta o gestor.
Além do aumento da cobertura, o governo vai entregar outras UBSs em construção. Uma no Riacho Fundo II, uma em Ceilândia (QNR 2), uma no Vale do Amanhecer (Planaltina) e Buritizinho (Sobradinho II). Além da unidade entregue nesta quarta (11) no Paranoá Parque, em maio deste ano, o governo inaugurou uma UBS no Jardim Mangueiral.
Obras citadas pelo governador Ibaneis Rocha
– UBS do Paranoá Parque
– Viaduto do Paranoá
– Duplicação da DF-250
– Revitalização da Avenida Paranoá
– Escola Técnica do Paranoá
– Construção de duas escolas no Paranoá Parque
– Construção de duas creches no Paranoá Parque