Nesta terça-feira (29/10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da conferência promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em Londres.
Durante a cerimônia o emedebista salientou a que Brasília “deixou de ser apenas administrativa para se tornar também atrativa para o investimento privado.”
Ibaneis ressaltou o desenvolvimento econômico da capital federal saindo de um orçamento de R$ 35 bilhões em 2018 para R$ 68 bilhões em 2025 e concluiu os avanços na sustentabilidade, segurança e turismo.
“Em 2024, investimos 7 bilhões na capital da república. Em 2018, eram apenas 200 milhões”, explicou, atribuindo esse aumento à eficiência gerencial e às mudanças na legislação de ocupação do solo. “Com isso, recebemos mais investimentos, gerando emprego e renda para a população” afirmou o chefe do executivo.
Ibaneis também salientou o crescimento nas receitas tributárias da capital, sem que houvesse necessidade do aumento de tributos, e a modernização da legislação, a exemplo da aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub). Ele ainda citou a criação da Rota do Vinho e o crescimento do turismo, que aumentou 35% desde 2019, como exemplos de como o governo tem trabalhado para gerar emprego e renda.
“Brasília deixa de ser apenas uma cidade administrativa e passa a ser uma cidade interessante para o empresariado”, pontuou o governador. “Muitos empresários têm buscado consolidar aquilo que eram os sonhos de Juscelino Kubitschek quando da transferência da capital para o Centro-Oeste, que é o ponto de integração do Sul e Sudeste, unido através do nosso querido Centro-Oeste, agora também com o Norte e Nordeste, criando uma nova referência para o desenvolvimento do Brasil. É exatamente nessa linha que nós vamos continuar trabalhando, com o apoio da Câmara dos Deputados e do Senado. Temos uma parceria realmente efetiva; convivemos quase todos os dias em conjunto com todos os poderes da República, e esperamos que isso traga mais desenvolvimento para a população do Brasil.”