Ação penal contra Daniel Silveira será julgado nesta quarta-feira pelo Supremo
Deputado foi preso em fevereiro de 2021, após a divulgação de um vídeo com ataques a ministros e apologia ao AI-5, o ato institucional mais repressivo da Ditadura Militar
A deputada Bia Kicis (PL) lamentou o episódio na sua conta Twitter e afirmou que o julgamento poderá marcar o dia como sendo um dos mais tristes da democracia brasileira caso o deputado da base governista seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal.
Recomendamos para você:
O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes. Entre aliados do parlamentar, há a expectativa de que um dos dois ministros indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) – Nunes Marques ou André Mendonça – peça vista e suspenda o julgamento. Neste caso, segundo apurou a Jovem Pan, os ministros devem antecipar os seus votos para marcar posição contra as atitudes do deputado. O primeiro a votar no julgamento será Moraes, seguido do revisor, Nunes Marques. Na sequência, votam os demais ministros: André Mendonça, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e, por fim, o presidente Luiz Fux.
A defesa do parlamentar confia em uma absolvição pelas “dezenas de ilegalidades” que teriam sido cometidas ao longo do processo.
Bia Kicis escreveu:
Hoje pode ser um dos dias mais tristes da nossa tão combalida democracia. Lembro que votei contra a violação ao art. 53 da CF e tenho acompanhado o arrependimento de muitos que votaram a favor da prisão do deputado federal @danielPMERJ #ForçaDaniel!
— Bia Kicis (@Biakicis) April 20, 2022