As fortes chuvas dos últimos dias mobilizaram diversas frentes de trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) nas regiões de Ceilândia e Sol Nascente. Desde o início da manhã desta segunda-feira (25), equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Defesa Civil e Administrações Regionais trabalham na recuperação de pavimento, limpeza de ruas, ampliação do sistema de captação com a abertura de novas bocas de lobo e monitoramento em tempo real para minimizar os danos causados à população.
Desde cedo, o SLU está em campo, concentrando esforços na remoção de resíduos e desobstrução de vias nas áreas mais afetadas pela chuva. Pontos como a avenida do Trem Bão, no Sol Nascente, e a região da Fundação Bradesco, em Ceilândia, foram priorizados pela força-tarefa.
Enquanto isso, máquinas e equipes da Novacap trabalham intensamente no P Norte, em Ceilândia, recuperando o pavimento danificado e mapeando locais estratégicos para instalação de novas bocas de lobo na região. Essas ações visam ampliar a capacidade de drenagem e evitar alagamentos em futuras chuvas.
Sistema ficou sobrecarregado
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que, em novembro, o volume de chuvas já foi o dobro do previsto para o mês. Esse grande acumulado de água sobrecarregou o sistema de drenagem de Ceilândia, que não conseguiu reter toda a vazão, fazendo com que a água descesse com grande velocidade para o Sol Nascente, provocando alagamentos e transtornos em pontos específicos da região.
Desde 2022, o Sol Nascente tem recebido grandes investimentos em infraestrutura, com 70% das obras já concluídas. O pacote de melhorias inclui a instalação de redes de drenagem, lagoas de detenção, pavimentação e calçadas, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos moradores.
“Os principais transtornos registrados ocorreram no trecho 2 do Sol Nascente, onde as obras de infraestrutura estão totalmente concluídas. A causa está no grande volume de água que desceu de Ceilândia, sobrecarregando o sistema de drenagem da região. A solução definitiva passa pela ampliação da drenagem em Ceilândia, e já estamos trabalhando nos projetos necessários para contratar esse reforço o mais rápido possível”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
“Estamos diante de um desafio que exige esforços integrados. Estamos respondendo com agilidade e usando tecnologia para garantir a segurança e o bem-estar da população”, ressalta Ferando Leite, presidente da Novacap.
Central de Monitoramento
Desde o início do período chuvoso, a Secretaria de Obras, em parceria com a Novacap e as Administrações Regionais, monitora 24 horas por dia, 7 dias por semana, os principais problemas causados pela chuva em todas as cidades do Distrito Federal.
A população pode colaborar com o monitoramento, indicando pontos críticos via redes sociais ou diretamente aos canais oficiais do GDF. Nas redes sociais, marque @gov_br e use a #chuvasDF.
“A participação da população é fundamental nesse processo. Pedimos que os moradores relatem problemas causados pelas chuvas na sua região para que possamos agir com ainda mais agilidade e de forma direcionada”, conclui Casimiro.