O programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), esteve em Ceilândia nesta sexta (7) e sábado (8), oferecendo uma série de serviços gratuitos à população. A iniciativa, que já realizou cerca de 206 mil atendimentos desde o início de 2023, aconteceu na QNN 16, no Estacionamento do Metrô – Estação Ceilândia Sul, e contou com diversas parcerias do Governo do Distrito Federal (GDF).
Um destaque desta edição foi a atuação dos estudantes de enfermagem do Centro Universitário Uniplan, coordenados pela Profª. Ms. Rayanne Bastos Koch. Eles promoveram diversas ações de saúde, incluindo orientações sobre câncer de colo de útero, câncer de mama, saúde mental e dengue, além de aferição de pressão arterial. Essas atividades foram essenciais para ampliar o alcance das informações de saúde e prestar apoio direto à comunidade.
O programa também ofereceu atendimentos do Na Hora e serviços da Polícia Civil, além de atividades artísticas, de lazer e de beleza para adultos e crianças. Os donos de pets puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, marcou presença, reforçando a importância das ações de saúde pública no evento.
A Importância do Programa
Instituído em 2023 pelo decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura, Educação, Esporte e Lazer. Periodicamente, a Sejus mobiliza equipes de diversos órgãos do DF para visitar regiões administrativas e oferecer serviços gratuitos durante dois ou três dias. Desde o início do ano, o programa já passou por 29 localidades, incluindo Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, e várias outras.
Para a secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, “o programa GDF Mais Perto do Cidadão é uma iniciativa de grande relevância que facilita o acesso da população aos serviços públicos, com ações estratégicas e inteiramente gratuitas”.