Os moradores do Recanto das Emas e região já podem observar que a cidade está passando por melhorias. A Novacap está realizando uma série de intervenções urbanas para melhorar a qualidade de vida da população. A operação DF sem buracos, em parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, foi iniciada, além da construção do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) da Quadra 510 e da reforma da ponte sobre o Córrego Monjolo.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, explica que “estamos trabalhando a pedido do governador Ibaneis Rocha, incansavelmente, para devolver para as pessoas do DF o orgulho de ser brasiliense, de ter a cidade bem-cuidada e que o cidadão se sinta valorizado. O DF inteiro está em obras, muitas já sendo entregues, e as intervenções que a Novacap está realizando são para a população do Recanto das Emas ter qualidade de vida e segurança.”
Para o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, a parceria da administração com a Novacap é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Desde a recuperação das vias com o projeto Mão na Massa e da Ponte do Monjolo até a construção de espaços públicos, como no caso da creche na Quadra 510, temos o propósito de beneficiar a comunidade. Isso reforça o compromisso do governo com a população, não só do Recanto, mas também de todo o Distrito Federal”, ressaltou Dalvan.
Centro de Educação para Primeira Infância
A obra da creche na Quadra 510 foi licitada pela Secretaria de Educação (SEE) e terá o acompanhamento da equipe de fiscalização da Novacap. Estão sendo investidos cerca de R$ 6 milhões. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (23). “Mais uma ordem de serviço e o governo cumprindo a promessa de abrir espaço para crianças de 0 a 3 anos por meio dos Cepis. Uma nova creche que está aqui numa cidade muito importante e que agora recebe essa obra tão especial para a população”, lembrou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
O projeto da creche localizada na Quadra 510, Conjunto 19 prevê 1.637,63m², seguindo o padrão definido pela FNDE, que contempla a criação de 10 salas de atividades para a educação infantil, sala multiuso, direção, secretaria, sala de professores, solários, fraldários, lactário, sala de amamentação, refeitório, pátio coberto, sanitários para alunos e sanitários para professores/comunidade, sanitários PcD, playground, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, vestiários e copa para os funcionários.
A unidade terá capacidade para receber até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.
Ponte sobre o Córrego Monjolo
Há 10 anos sem manutenção, a ponte sobre o Córrego Monjolo trazia instabilidade. A Novacap está recuperando a segurança e trafegabilidade da travessia. A primeira etapa de recuperação da infraestrutura foi concluída. A segunda etapa, que será iniciada na próxima semana, irá executar o serviço de contenção do entorno, onde serão construídos muros de gabião. O investimento é de cerca de R$ 105 mil.
Recuperação do asfalto
O Programa Mão na Massa, que oferece capacitação técnica aos empregados da administração regional sobre a forma correta de realizar a recuperação asfáltica, está na missão de zerar todos os buracos da RA. É estimado o uso de 300 toneladas de massa asfáltica.