Com a proposta de dar mais qualidade à estrutura e acelerar a conclusão do projeto do Trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) na quarta-feira (15).
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a empresa Concrefiber, responsáveis pela apresentação, o uso do pavimento em concreto com fibras sintéticas é comum nos Estados Unidos e na Europa desde os anos 1970. No Brasil, esse tipo de pavimento já é utilizado em algumas cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Recomendamos para você:
“Os resultados obtidos nas cidades brasileiras que já usam esse tipo de pavimento com fibras parecem promissores. Acredito que esse tipo de concreto, se usado da forma adequada, pode substituir o asfalto em vias importantes e movimentadas da cidade”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Vantagens
Representante da Concrefiber, Sandro Ferreira explica que as fibras sintéticas são utilizadas em estruturas de concreto como reforço secundário. “O objetivo é aumentar a resistência do concreto, tornando-o mais dúctil”, completa.
Outra característica importante desse tipo de concreto é o prazo de cura reduzido, o que acaba por conferir mais agilidade à execução dos serviços. Isso porque as fibras criam pontes de transferência e aderência, melhorando a estrutura interna do concreto.
“Essa característica faz com que a transferência das cargas seja mais bem distribuída no conjunto todo do concreto, reduzindo significativamente a incidência de rachaduras no pavimento”, esclarece Ferreira.
A obra
A requalificação completa da Epig prevê a troca de todo o asfalto dos dois sentidos da via por pavimento em concreto, que é mais duradouro, resistente e de fácil manutenção. O sexto trecho da obra, situado na pista que passa ao lado do Tribunal de Justiça (TJDFT) e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), conta com a duplicação da via e a implantação de estacionamentos públicos, entre outros serviços.
O tipo de licitação usado para a contratação da empresa que executa as obras é o Regime Diferenciado de Contratação e Inovação (RDCI), que permite alterações no projeto, especialmente quando se trata da implementação de recursos considerados inovadores.