De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), entre sexta-feira (7/7) e a madrugada desta segunda-feira (10/7), 200 condutores foram autuados por dirigir o veículo sob a influência de bebida alcoólica. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, o valor da multa é em dobro. As autuações são resultado das operações realizadas pelo Detran-DF e pela Polícia Militar (PMDF).
Balanço
Dentre as principais infrações registradas no fim de semana, destaque para 210 motoristas autuados por falta do uso do cinto de segurança, 46 por dirigir sem possuir CNH, três por disputar corrida ou exibir manobras perigosas e dois com o direito de dirigir suspenso. Os agentes de fiscalização flagraram ainda 18 motoristas conduzindo veículo com escapamento irregular e 16 por usar no veículo equipamento com som em volume excessivo.
Dirigir manuseando celular
Durante as operações realizadas no fim de semana, as equipes de fiscalização autuaram 342 motoristas pelo uso do celular ao volante. Segundo dados do Detran-DF, no primeiro semestre deste ano foram registradas 46.095 infrações desse tipo. De acordo com o CTB, dirigir o veículo segurando ou manuseando telefone celular é infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.