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Faixa reversa na Epig, sentido Eixo Monumental, inicia neste sábado (17)

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Mais uma mudança no tráfego da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). A partir deste sábado (17), uma nova faixa reversa, com 900 metros de extensão, será adotada para os veículos que trafegam em direção ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A medida vai minimizar os impactos no trânsito causados pelas obras de concretagem das duas faixas mais à direita da via, sentido Eixo Monumental. A previsão é de que a intervenção dure aproximadamente 90 dias.

A nova faixa reversa terá início na altura da Quadra 102 do Sudoeste e se estende até o ponto onde está instalado o canteiro de obras, na entrada do SIG. Durante a intervenção, das três faixas de rolamento existentes na via Epig, sentido Eixo Monumental, as duas faixas mais à direita ficarão totalmente bloqueadas. Além da faixa reversa, apenas a mais à esquerda seguirá em funcionamento, totalizando duas faixas de rolamento. No sentido contrário, apenas as duas mais à direita da via estarão em funcionamento, totalizando duas faixas de rolamento liberadas para o tráfego de veículos.

“Desde o início das obras de concretagem, temos alertado que uma série de desvios seriam adotados. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas a medida se faz necessária para que possamos avançar com a concretagem das pistas mais rapidamente”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.

Segundo o engenheiro Bruno Almeida, da secretaria, durante a intervenção, a faixa reversa será destinada exclusivamente aos veículos leves. “Ônibus e caminhões não poderão trafegar pela faixa reversa. Apenas carros e motos podem transitar por ela”, ressalta.

O trecho-alvo desta intervenção viária faz parte da quarta etapa das obras de implantação do corredor BRT na Epig. Nesse trecho, situado entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do SIG, serão construídos dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres – que darão acesso à estação de ônibus no canteiro central da via. Além disso, o trecho vai ganhar ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano. O projeto prevê nova entrada para o Parque da Cidade, com a construção de uma rotatória.

Ônibus e pontos de parada

Os usuários do transporte público coletivo do DF deverão ficar atentos, pois os ônibus não vão circular pela via reversa – seguirão pela faixa mais à esquerda da via Epig, sentido Eixo Monumental. No trecho de 900 metros da intervenção, os pontos de parada estarão sinalizados de forma a permitir o embarque e desembarque dos passageiros.

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