fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Especial | Dia Internacional da Mulher traz entrevista de Cristiane Brasil

Cristiane Brasil - Foto: Acervo pessoal
Cristiane Brasil - Foto: Acervo pessoal

Gaúcha  de São Gabriel ela é bacharel em direito, ativista política , funcionária pública e mãe. Cristiane Elizabete Brasil Espíndola ou simplesmente Cristiane Brasil deu uma pausa na correria do dia a dia para falar ao DFMobilidade sobre esta data tão significativa: Dia Internacional das Mulheres.

Cris Brasil é liderança do Conselho de Mulheres Cristãs do DF e já presidiu o PTB-DF.

Cristiane conta que desde adolescente gostava de política, que seu pai foi vereador mais jovem no  Rio Grande do Sul e que seu avô, Índio Bugre do Brasil, era sócio e amigo pessoal do presidente Jango, “toda minha família no sul é envolvida com política”, destaca ela.

A destemida Cristiane falou com o DFMobilidade sobre os projetos do GDF (Governo do Distrito Federal) e destacou a criação da Casa da Mulher Brasileira que funciona no centro da cidade satélite de Ceilândia.

DFMobilidade Qual ou quais políticas públicas que o GDF tem realizado que a senhora considera essencial para a mulher do Distrito Federal?

Cristiane Brasil – A principal foi a criação da casa da Mulher Brasileira, que atende todos os dias da semana , no centro da Ceilândia, aonde a mulher é acolhida. Pró vitima que oferece assistência psicológica e social a vítima de crimes violentos.

O programa Mulher mais segura, que a partir da determinação judicial a vítima e o agressor são monitorados pelo centro integrado de operações de Brasília por meio de um dispositivo, o item pode ser acionado sempre que a vítima se sentir em perigo.

DFMobilidadeA senhora pode descrever a importância desta data para as mulheres?

Cristiane Brasil –  Acredito na importância desta data, pela representatividade dos anos de luta e conquistas por direitos igualitários, trazendo uma reflexão sobre questões de igualdade e respeito superação entre os gêneros. Defender seus direitos contra o assédio sexual dentro e fora do trabalho, defender seus direitos adquiridos. Pedir o fim da violência tem sido nos últimos anos, uma das principais reinvidicações.

DFMobilidade Quanto à violência contra a mulher? Sempre existiu e não era noticiada ou somente depois do advento da internet e da grande mídia divulgar é que esses crimes se tornaram bandeira política para a gestão pública?

Cristiane Brasil – A política Nacional encontra-se, em consonância com a Lei Maria da Penha e em convenções e tratados internacionais ratificado pelo Brasil, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A violência contra as mulheres constitui se em uma das formas de violação dos direitos humanos. Diante da dimensão do problema da violência doméstica, tanto em termos um alto número de mulheres atingidas, quanto as consequências, psicológicas, sociais e econômicas. O Brasil e nossos políticos precisam dar uma resposta para diminuir as estatísticas oficiais sobre a violência doméstica e familiar.

DFMobilidadeQual mensagem você deixa para as mulheres que querem vencer e chegar onde você chegou?

Cristiane Brasil – Que todas nós somos Mulheres que passamos dificuldades, mas que nunca podemos desistir de acreditar em nossos objetivos, mesmo que pareça impossível. Precisamos desenhar e acreditar nos nossos objetivos claramente, entendendo o que precisa ser feito para alcançá-los e se apoie em exemplos positivos. Trabalhe como se já estivesse lá!​

 

Comentários