fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Duplicação da DF-140 tem 4,6 km de trechos liberados

Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A obra de duplicação da DF-140, localizada nas proximidades de São Sebastião e do Jardim Botânico, avança com fases distintas de execução, como terraplanagem, pavimentação, restauração de pavimentos, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares. A execução dos serviços já permitiu a liberação de trechos que somam 4,6 km.

Foram liberados, em 2022, o trecho de 1,2 km, entre a BR-251 e a DF-001, e a ligação entre São Sebastião e Jardim ABC, que abrange um trecho de 3,4 km.

A obra é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) em 14,8 km de extensão e vai beneficiar cerca de 20 mil motoristas que trafegam pela rodovia diariamente. Os serviços foram iniciados em abril de 2021, com investimento de mais de R$ 20 milhões.

A estudante Ana Cláudia Martins, 19, afirma que os trechos já liberados para o fluxo de veículos melhoraram a qualidade de vida de quem transita pelas áreas. “Mesmo com os transtornos causados pela obra, é importante reconhecer que as pistas que foram liberadas fazem muita diferença para quem mora nessa região”, concluiu a moradora do Jardim Botânico.

Por ser uma obra de grande extensão, os serviços estão em fases distintas de execução que compreendem as etapas de terraplenagem, pavimentação, restauração de pavimentos, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares.

Várias intercorrências paralisaram temporariamente a obra, como a existência de redes de energia no local e de redes de água e esgoto que precisavam ser projetadas e remanejadas, além de interferências fundiárias e da ação dos períodos chuvosos, que naturalmente já forçam uma desaceleração dos serviços.

“Uma das características de obras de grande porte, como esta, é o ‘fatiamento’ dos trechos a serem executados, com a conclusão de uma parte e a execução em outra, de acordo com o cronograma”, disse o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior.

Comentários