fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Direita no DF está desorganizada e sem rumo

Com-ressalvas-Damares-e-Bia-Kicis-tem-contas-eleitorais-aprovadas

O ano de 2024 mal começou e, no Distrito Federal, a direita já parece estar desorganizada e sem rumo. As recentes declarações das principais lideranças bolsonaristas que detém mandato revelam discursos antagônicos e contraditórios.

Bia Kicis, presidente do PL, fez uma postagem e uma declaração em entrevista bastante dúbia sobre o apoio ao governador Ibaneis Rocha. A deputada não se demonstrou muito interessada em concorrer ao cargo de maior envergadura do Buriti. Quando perguntada sobre se candidatar ao GDF, ela é enfática: “Não é meu sonho. Nós temos um grupo político e esse grupo vai ter que se organizar”. O que se entende da fala da deputada é que o grupo está desorganizado. Talvez seja porque muitos lideres estejam ocupando cargos relevantes no GDF.

Lembrando que o PL está representado na Câmara Legislativa do DF com três deputados e alguns que não foram eleitos, mas que podem ser determinantes como é o caso de Agaciel Maia que é secretário de relações institucionais de Ibaneis.

Damares Alves, outra bolsonarista de peso, diante dos ataques de Lula ao governador Ibaneis, fez a declaração mais convincente que se assistiu nesses últimos dias. A senadora foi justa e disse pertencer ao governo.

“O presidente Lula não conhece nosso governador. O governador Ibaneis é um homem ético, é um democrata, íntegro. Gente! eu faço hoje parte deste governo…vocês vão lembrar que eu não era a candidata do governador. No dia que acabou as eleições o governador desmontou todos os palanques”, declarou Damares.

A senadora do Republicanos acrescentou: “Vocês não estão vendo nosso governador envolvido em confusão, fazendo brigas nas redes sociais, falando mal de pessoas. Ele está trabalhando”, ressaltou Damares.

O Republicanos tem apenas um distrital, o deputado Martins Machado, mas tem secretarias de estado e dois influentes deputados federais. Eles estão tão presentes que é impossível negar.

Tenho certeza de que o grupo que Bia Kicis se referiu não se pode incluir o Partido Republicanos, primeiro por se tratar de uma sigla partidária com projeto de poder e vida própria para Brasília e segundo conservador bolsonarista é uma coisa e republicanos é outra coisa bem diferente.

Lógico que falas isoladas e desconexas não querem dizer nada, mas se forem pinçadas e observadas com atenção podem nos dar um norte de cada pensamento. Mas o fato relevante desta história toda é que Damares não era a candidata de Ibaneis, era sim a candidata do PL de Bia Kicis. Flávia Arruda, que foi defenestrada pelas urnas, agora o que será? Qual seria a estratégia da dupla bolsonarista?

É curioso que, faltando tanto tempo para as eleições, os chamados de direita (Bolsonaristas) ainda não tenham se decidido se vão para a esquerda ou para a direita. Seria uma tática diversionista?

 

*Hamilton Silvaeditor-chefe do Portal DFMobilidade, jornalista há 12 anos, economista e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP)

Comentários