fbpx
Pesquisar
Close this search box.

DF registra 626 novos casos de Covid-19 em uma semana

foto: Reprodução
foto: Reprodução

Após a detecção da variante Éris da Covid-19, o Distrito Federal testemunhou um aumento no número de casos da doença. Segundo informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), em apenas uma semana, 626 novas infecções foram registradas na região.

Entre o período que compreendeu 21 e 29 de agosto houve o registro de 497 novos casos. Este aumento significativo nas infecções resultou em uma elevação na taxa de transmissão do vírus, que agora está em 1,36.

Isso significa que a cada 100 indivíduos infectados, aproximadamente 136 estão transmitindo a doença para outros, indicando um aumento na velocidade da propagação da pandemia, mesmo com números absolutos relativamente baixos.

Além disso, houve um aumento recente no número de óbitos por complicações da Covid-19. Entre 30 de agosto e 6 de setembro, a Secretaria de Saúde confirmou mais dois falecimentos em decorrência da doença, ocorridos em 21 de maio.

As vítimas eram duas mulheres, uma com idade entre 70 e 79 anos, e a outra com 80 anos ou mais, ambas apresentando comorbidades. Com essas novas mortes, o Distrito Federal alcançou a marca de 11.888 óbitos desde o início da pandemia, com 35 delas ocorrendo somente em 2023.

No último dia (30/8), o Distrito Federal confirmou seu primeiro caso da nova variante Eris (EG.5.1) do Covid-19. O indivíduo afetado neste caso é um bebê de apenas 6 meses. A jornada da criança começou quando ela foi internada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), no dia 11 de agosto, apresentando sintomas respiratórios reveladores. Após três dias de internação, ela recebeu alta no dia 14 de agosto.

A nova variante

Conhecida popularmente por Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron e foi registrada em ao menos 51 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, disse que a pasta monitora o cenário internacional e que as vacinas protegem contra essa variante.

Comentários