fbpx
Pesquisar
Close this search box.

“DF busca transporte limpo e sustentável sem aumento de tarifas”, diz secretário na C-Move Brasília

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta terça-feira (19/3), a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP) abriu o evento C-Move Brasília, evento sobre eletromobilidade, que reune que reune importantes empresas e especialistas em transporte elétrico, nos dias 19 e 20, no hotel Brasil 21 Convention.

“Este tema é tão importe para nós [do governo do DF] que temos aqui hoje dois secretários de estado. Eu acredito que metas para nós, é de começamos a renovação de frotas, e em linhas gerais [definir] quando que vamos alcancar o que um estado comprometico com o meio ambiente pensa, em [colocar] 100% da sua frota de onibus sendo elétricos”, disse Celina.

Já o secretário de Mobilidade, Zeno José Andrade Gonçalves, ressaltou a importância de transformar Brasília em uma cidade moderna que se propõe a ser uma cidade inteligente, com o transporte limpo e sustentável, mas sem interferir no custos das passagens para o cidadão.

“Obviamente, é uma meta que nós perseguimos, é uma determinação do governador Ibaneis, mas nós precisamos nos debruçar sobre os custos desse transporte limpo. Nós precisamos colocar nessa equação fonte de financiamento, principalmente do governo federal, porque, por exemplo, transporte público, trabalhadores foram mandados embora, perderam seus empregos. Cito, por exemplo, região metropolitana de Goiânia, aqui muito próximo, que diminuiu quase 40% da sua oferta à Frota em circulação e muitos rodoviários, trabalhadores, trabalhadoras tiveram que voltar para casa. Brasília, por determinação do governador, manteve 100% da frota, garantiu 100% dos empregos”, afirmou.

Hoje o DF possui cerca de 2,8 mil ônibus e destes, 6 são totalmente elétricos e atendem linhas do Plano Piloto pela empresa Piracicabana.

Ao DFMobilidade, Zeno justificou que o projeto de transformar 100% da frota em elétricos, ainda esbarra no altos valores e nas fontes de financiamento para equacionar a tarifa. Hoje cerca de 4% do orçamento da Capital é utilizada para o transporte público.

O C-MOVE
O evento está sendo realizado no Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá, em Brasília. Serão debatidos temas como infraestrutura de recarga e desafios da implantação, novos modelos de modais elétricos, aspectos jurídicos, programa Mover, entre outros.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.sympla.com.br/evento/c-move-brasilia-2024/2308418.

Na cidade, também será realizado o Dia da Mobilidade Elétrica com uma carreata de
conscientização sobre os benefícios dos veículos elétricos, marcada para o dia 20 de março, encerrando a programação em um local estratégico.

“O evento é uma grande oportunidade para ampliar a discussão sobre
descarbonização da economia e trazer alternativas viáveis para o avanço desse cenário no Brasil. Os veículos elétricos impactam positivamente não só o meio ambiente, mas também a qualidade de vida da população, pois não emitem gases tóxicos e nem ruídos”, comenta Nelson Füchter Filho, CEO da Fever Mobilidade.

Comentários