As equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) flagraram 212 motoristas que estavam dirigindo alcoolizados neste fim de semana. Os flagrantes foram registrados em operações realizadas de sexta-feira (19/8) a domingo (21/8) nas diversas regiões administrativas do DF.
Os agentes de trânsito ainda autuaram 70 condutores que sequer possuíam habilitação para dirigir, 63 que estavam com veículo não licenciado ou não apresentaram o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e). Ao todo, 57 veículos foram removidos ao depósito do Detran por diversas irregularidades.
Segundo o departamento, outra infração muito flagrada e que tem preocupado as autoridades de trânsito foi o desrespeito ao pedestre na faixa. Durante as ações do fim de semana, os agentes autuaram 53 condutores que não pararam na faixa para que pedestre realizasse sua travessia em segurança.
Inúmeras multas
Na madrugada de sábado para domingo, a fiscalização flagrou, no Eixinho L, próximo à sede do BRB, um veículo Ford/Ecosport que somava em seu histórico inúmeras infrações de trânsito e estava sem licenciamento desde 2017, totalizando mais de R$ 25 mil em débitos, sendo R$ 21 mil somente em multas.
Na sexta, o Detran, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, realizou ações educativas para marcar o Dia Nacional do Ciclista. Foram realizadas abordagens a motoristas e motociclistas por meio de blitzes educativas, para reforçar a importância do compartilhamento da via e do respeito ao ciclista. Ainda no mesmo dia, agora com o foco no ciclista, foi realizado o projeto Bike em Dia, na ciclovia do Eixo Monumental.
Além disso, os agentes de trânsito participaram do Dia Nacional da Mobilização da Lei Seca, que são operações simultâneas de Segurança Viária realizadas em todo o Brasil, em apoio ao calendário das operações de Lei Seca, que visa retirar das vias condutores que dirigem sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, gerando riscos graves de acidentes.