fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Opinião | Denúncia vazia de Félix contra GDF banaliza uso do MP

Brasília (DF) - O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) vai apresentar uma ação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o governo do Distrito Federal (GDF) por campanha publicitária que supostamente relaciona cabelo afro a queimadas.
Foto: GDF/Secom
Brasília (DF) - O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) vai apresentar uma ação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o governo do Distrito Federal (GDF) por campanha publicitária que supostamente relaciona cabelo afro a queimadas. Foto: GDF/Secom
Na peça publicitária os cabelos de cada uma deles representa uma árvore com seus galhos em chamas.Muito além de imagens ilustrativas de pessoas respirando a fumaça que brota do Cerrado, atacado criminosamente por mãos humanas, as maiores vítimas são a flora e a fauna da savana brasiliense.

O distrital Fábio Félix (PSol) usa a justiça para fazer política de segunda classe e ataca campanha publicitária do GDF como sendo RACISTA, campanha esta que visa preservar o meio ambiente do cerrado das queimadas em meio à seca.

A imagem é acompanhada por uma frase destacada que alerta sobre a necessidade de combater as queimadas para preservar a natureza, e por um texto que ressalta os danos causados pelas queimadas, afetando a vida animal, a vegetação e a saúde das pessoas. A campanha visa conscientizar a população sobre o crime ambiental que é a prática das queimadas.

Não há qualquer conotação de racismo na peça publicitária, conforme descrito. A ação do deputado é vista como um exagero com motivação política, banalizando o combate ao racismo, que deve ser tratado com seriedade.

O distrital é conhecido supostamente por usar reiteredamente o Ministério Público para denunciar sem que haja sustentação legal. Foi o caso dos seguranças do Metrô-DF denunciados por Félix que sem conhecer a legislação acionou o Ministério Público para apurar atuação dos empregados públicos balizados por lei distrital e federal. Clique no link para saber do caso.

Fábio Félix deveria usar sua influência política para defender os trabalhadores Metroviários e no caso da peça publicitária defender o cerrado das queimadas.

O deputado também ficou conhecido no período eleitoral por fazer propaganda nas portas de escolas pregando a liberação da maconha vide plafento da época.

O caso não foi adiante  e a impugnação da campanha sequer foi cogitada. Assunto que nos faz pensar sobre as intenções do parlamentar, mas principalmente sobre as ‘denúncias vazias’.

Neste caso da Campanha publicitária do GDF fica claro a banalização do uso do MP e o  claro oportunismo político de Félix. 

Por: Hamilton Silva – editor-chefe do Portal DFMobilidade, jornalista há 12 anos, economista e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP)

Comentários