Na tarde desta quinta-feira (25), após reunião com prefeitos do Entorno do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que há possibilidade de lockdown em algumas regiões que fazem fronteira com cidades do Entorno, caso a capital chegue a uma situação grave de transmissão de variantes da Covid-19.
“Essas novas variantes estão se disseminando pelo país. A gente sabe que elas existem, são bem mais graves e nos preocupam muito. Essas variantes são muito mais agressivas e, se elas vierem realmente a ter transmissão comunitária, nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown”, disse Ibaneis.
Recomendamos para você:
A Secretaria de Saúde do DF não confirmou qualquer caso de contaminação por variante no DF. Mas o governador disse que, caso haja transmissão comunitária dessas cepas na capital, “o agravamento será muito grande” e “o numero de vacinas que têm chegado ainda é muito pequeno para que a gente crie uma imunidade da população”.
Durante a reunião, o governador discutiu com prefeitos iniciativas para mediar a situação do Entorno do DF. Sete municípios da região decretaram estado de calamidade por conta do aumento de casos da Covid-19. Duas cidades, Luziânia e Valparaíso, já tiveram registros da variante do Reino Unido.
Os municípios decidiram editar um decreto conjunto, que traz medidas mais rígidas para combater a proliferação do vírus. As providências devem incluir a redução do horário de funcionamento do comércio e fechamento de estabelecimentos. As medidas, por enquanto não valem para o DF, mas podem ser aplicadas nas áreas próximas a esses municípios.
“A argumentação trazida pelos prefeitos é muito interessante. Você tem, por exemplo, o caso entre Santa Maria e Novo Gama. Só tem uma pista que divide. Então não adianta ele fechar do lado de lá, se com a passagem de uma pista, as pessoas conseguem se aglomerar em Santa Maria” , disse Ibaneis.
O governador afirmou que a Polícia Militar e a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) vão atuar na fiscalização das áreas de divisas, para garantir o cumprimento das normas.