O PSDB do Distrito Federal realizou, nesta quinta-feira (26/10), mais uma reunião da nova Executiva, marcando um momento de renovação. O encontro aconteceu na sede do ninho tucano do DF e teve uma pauta extensa. Temas decisivos que definirão os novos rumos e diretrizes do partido, como reestruturação dos segmentos partidários e do Secretariado da Mulher, das redes temáticas, bem como a avaliação da situação geral do partido, foram debatidos.
Ao conduzir a reunião, o presidente Sandro Avelar, que é também Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, destacou a importância da união de todos pela reconstrução do PSDB local, através do fortalecimento das bases e da resolução de questões sensíveis deixadas pela gestão anterior, e salientou o apoio do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
“Tem sido um enorme prazer trabalhar na reconstrução do PSDB no Distrito Federal com o apoio imenso do presidente Marconi Perillo, além do apoio e participação muito grande dos nossos colegas e correligionários daqui do Distrito Federal. Ainda contamos com a participação da nossa governadora Maria Abadia, que vem estando conosco e nos ajudando a compor essa equipe”, disse Avelar ao destacar o empenho dos membros da nova direção: “Então, temos um grupo muito animado, que consegue congregar correligionários antigos do PSDB com uma renovação bastante forte. Um espaço que vem sendo aberto também para as nossas mulheres”, salientou.
Estratégias e desafios
Um dos pontos de auge da reunião foi o debate acerca da necessidade de promover uma reorganização administrativa, jurídica e financeira, visando garantir a sustentabilidade do PSDB-DF a longo prazo. A volta do Clube do Tucaninho – grupo voltado para promoção de eventos e debates envolvendo toda a família, sendo o público-alvo as crianças – também entrou na pauta.
Ao longo do encontro, a nova cúpula reafirmou o objetivo de fortalecer a atuação do partido no cenário político local. A reestruturação busca ampliar a representatividade e a inclusão de novas vozes no partido. O desafio para os próximos dias será definir quem serão as lideranças que irão assumir os segmentos. Os líderes destacados terão que fomentar suas respectivas áreas de atuação e trabalhar em conjunto com as redes temáticas para propor políticas que reflitam os anseios da população do Distrito Federal e alavanquem o PSDB-DF.
Nesta nova fase, Avelar também destacou o compromisso do partido com suas redes temáticas, que atuam como catalisadoras de debates e formulação de políticas públicas. As redes de Saúde, Educação, Segurança, Serviço Público, Desenvolvimento Econômico, entre outras, foram apontadas como prioritárias. As lideranças presentes reforçaram a importância de abrir espaços de diálogo com a sociedade civil, acadêmicos e especialistas, para que as propostas do partido sejam baseadas em evidências e em um diálogo constante com a realidade local.
Nova Condução
A nova Executiva se comprometeu a conduzir o partido com maior transparência, diálogo e compromisso com a base partidária. O foco principal será a construção de uma agenda propositiva, capaz de recuperar a confiança do eleitorado tucano no DF e fortalecer o partido como uma força de oposição responsável e propositiva. As estratégias incluem a ampliação da presença do PSDB nas redes sociais, a realização de eventos regionais e temáticos, e o estabelecimento de um canal aberto com filiados e simpatizantes.
Como medida inicial para o restabelecimento da relação militantes/filiados/PSDB e atrair os simpatizantes, a Executiva debateu uma série de ações, entre elas a publicação de uma Carta Aberta direcionada a esse público, que deverá ser publicizada nos próximos dias.
Sandro Avelar destacou ainda que a condução do partido será marcada pelo respeito à pluralidade interna e pelo compromisso com a democracia interna, abrindo espaço para novos debates e para a participação ativa dos militantes nas decisões estratégicas.
Além da ex-governadora do DF Maria de Lourdes Abadia, do secretário-geral Antônio Eustáquio Corrêa da Costa – o Tatá -, e do tesoureiro Arthur Cézar da Silva Júnior, participaram da reunião os tucanos Márcio João Adair Ferreira, Maria de Lourdes Werneck, Valdênio Ortiz, Vitório Augusto de F. Melo, Rodrigo Pereira Nunes e Luciana Loureiro.