Os comerciantes e frequentadores do Conic ganharam um reforço na segurança com a entrega de botões de emergência. Nesta terça-feira (9), os lojistas receberam os primeiros dispositivos, criados para agilizar o contato com os sistemas de vigilância e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em caso de movimentação suspeita.
Menor do que a chave de um automóvel, o mecanismo aciona um alarme silencioso que emite um alerta para todos os vigilantes patrimoniais do prédio. A equipe de segurança realiza o primeiro atendimento e, caso necessário, poderá encaminhar o chamado diretamente para o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) – unidade responsável pela área central de Brasília.
Neste primeiro momento, o sistema será implementado no Boulevard Centro, um dos 13 edifícios que compõem o complexo. Segundo a administração do local, os primeiros aparelhos foram entregues a todos os 90 donos de empreendimentos no local. A medida também deve trazer mais segurança para os aproximadamente 1,5 mil clientes que transitam pelo prédio diariamente.
“Essa parceria entre a área privada e o setor público representa uma união de esforços para trazer tranquilidade e segurança ao Setor de Diversões Sul”, pontua o tenente-coronel Rodrigo Abadio, comandante do 6° BPM.
Proteção para funcionários e clientes
O dispositivo faz parte de um sistema de segurança implementado em parceria entre a administração do Conic, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Brasília Centro e a Polícia Militar. “Esse botão é um passo a mais para a nossa segurança”, avalia a presidente do Conseg e prefeita do Conic, Flávia Portela. “Também estamos discutindo com outras administrações para expandir esse sistema para todos os prédios, garantindo mais tranquilidade e proteção a todos”, prossegue.