fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Artigo de opinião: O que está por trás do ‘almoço institucional’ de José Diceu na CLDF

O deputado Wellington Luiz (MDB), recebeu a visita do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu nesta quinta-feira (13) - além de fazer inúmeras sugestões de governança deu pitaco na educação e outros temas. Mas a pergunta que não quer calar: O Zé tem poder para tanto, tem cargo no governo? Foto: Redes scoiais/Instagram
O deputado Wellington Luiz (MDB), recebeu a visita do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu nesta quinta-feira (13) - além de fazer inúmeras sugestões de governança deu pitaco na educação e outros temas. Mas a pergunta que não quer calar: O Zé tem poder para tanto, tem cargo no governo? Foto: Redes scoiais/Instagram

Faz aproximadamente 15 dias que estive conversando com a senadora Damares Alves e durante nosso encontro a parlamentar, que é conservadora e de direita, demonstrou que está preocupada com o rumo das eleições de 2026 no DF.

Na ocasião, a senadora fez um alerta para que o eleitor brasiliense fique atento a uma eventual candidatura ao cargo de governador um tanto quanto inusitada: a do ex-ministro petista José Dirceu.

Não é mais segredo para ninguém que o Partido dos Trabalhadores, no decorrer dos últimos anos, não conseguiu preparar novos quadros com força para substituir os atuais líderes supremos do partido como Lula, José Dirceu, entre outros. Tanto que no DF os petistas tiveram que engolir goela abaixo um nome quase incólume do PV.

O ALERTA feito pela senadora Damares se confirma quando vemos a foto postada na tarde desta quinta (13) por vários deputados distritais enaltecendo a visita de José Dirceu na CLDF. O entusiasmo de alguns assessores e de um dirigente do PDT chamou a atenção deste jornalista. “Ajude Wellington que vai dar tudo certo”, afirmou um dos presentes..

Não é segredo também que os deputados ditos do campo progressista procuram um nome que agregue poder e consistência eleitoral (votos). Esse pode ser um dos motivos que justifica a visita de Dirceu ao presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, que também é presidente do MDB local.

Wellington tem a simpatia dos esquerdistas e um pouco mais do que isso, quando da tentativa de golpe após o fatídico 8 de janeiro de 2023, o presidente da CLDF presenteou os governistas federais com Medalhas e títulos honorários ao então ministro da Justiça, Flávio Dino e ao interventor federal Ricardo Capelli e que posteriormente teve nome ventilado para eleição de 2026.

Afinal de contas, o que trouxe José Dirceu ao gabinete do presidente da CLDF? VISITA DE CORTESIA? Talvez queira uma medalha? Ele ainda é ministro? tem cargo no governo Lula? Acho que não, mas tem muito poder não é mesmo?

Apesar de Wellington Luiz ter uma relação republicana e profunda com a vice-governadora Celina Leão e com a principal liderança do MDB da capital, o governador Ibaneis Rocha, o distrital continuará sendo cortejado e assediado pelos esquerdistas e principalmente pelos petistas, pois tem um perfil conciliador que agrada aos mais afoitos stalinistas. Não para ser candidato deles, mas para facilitar e até corroborar( nem que seja involutariamente) com um racha no grupo de centro-direita que governa o DF.

Por: Hamilton Silva – editor-chefe do Portal DFMobilidade, jornalista há 13 anos é economista desde 1998 

Comentários