Uber lança ferramenta de autoidentificação para usuários com cão-guia

Foto: Divulgação/Uber
Foto: Divulgação/Uber

Amanhã é o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência e a Uber se orgulha em colaborar com que pessoas com deficiência se movam com mais independência e segurança. Visando ainda mais autonomia, a plataforma começa a disponibilizar nos próximos dias um recurso de autoidentificação para usuários de cão-guia. Sabemos que muitos enviam mensagens aos motoristas com antecedência para avisar que estão viajando com o animal. Com a nova ferramenta, será possível se autoidentificar e optar por informar apenas à Uber ou também, automaticamente, ao motorista parceiro que fará a viagem. Tanto usuários de cão-guia quanto famílias socializadoras podem ativar o recurso.

A configuração pode ser alterada ou desativada a qualquer momento. A ferramenta é opcional e as viagens em qualquer modalidade e sem o recurso podem continuar sendo solicitadas normalmente. Para configurar, é simples: Toque em Conta > Configurações > Acessibilidade e selecione: Cão-guia > Preencher formulário de elegibilidade > Selecione Vou viajar com meu cão-guia. Em seguida, escolha se deseja informar os motoristas parceiros.

A Uber também conta com a Política de Cão-Guia para orientar motoristas parceiros sobre a obrigatoriedade de transportar pessoas com cão-guia, conforme previsto pela Lei Federal nº 11.126 de 2005. A recusa pode resultar na desativação da conta do motorista, assim como em casos de discriminação em geral. O Código da Comunidade e os Termos de Uso da plataforma também enfatizam um princípio fundamental no app: o respeito. Com a ferramenta, a plataforma terá mais informações dos usuários, podendo verificar como está sendo a experiência e identificar novas oportunidades de melhoria.

Caso o motorista tente cancelar a viagem de um usuário autoidentificado, avisaremos o parceiro das obrigações legais com usuários de cão-guia. Se mesmo assim a viagem for cancelada, a plataforma enviará proativamente uma mensagem no aplicativo do usuário perguntando o que aconteceu e oferecendo um suporte adicional. Qualquer usuário que prefira não usar o recurso, mas precise de suporte, pode continuar entrando em contato pelo aplicativo normalmente.

Suporte
A plataforma oferece um fluxo de suporte específico para questões relacionadas à acessibilidade, facilitando a identificação e o reporte de incidentes. Em parceria com o MeToo Brasil, a Uber também conta com um canal de suporte psicológico para acolher vítimas de condutas discriminatórias ou recusas de viagem para usuários de cão-guia.

Conteúdo educacional
A Uber acredita na transformação a partir da educação. A plataforma está constantemente buscando parcerias e divulgando materiais educativos para usuários e motoristas parceiros. Com a colaboração da consultoria Egalitê, a Uber desenvolveu um Guia de Acessibilidade com o objetivo de apoiar os motoristas parceiros com informações que contribuem para interações positivas, seguras e respeitosas com usuários com deficiência.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.