Estrutura de nova ponte entre Guará e Núcleo Bandeirante recebe vigas de sustentação

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A mobilidade urbana entre o Guará e o Núcleo Bandeirante passa por uma etapa decisiva de engenharia. Nesta segunda-feira (1º), foi iniciado o içamento das vigas que sustentarão a nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires. A estrutura, composta por dez peças de concreto armado, terá 40 metros de extensão e integra o projeto de duplicação do trecho viário.

Quando concluída, a nova travessia absorverá o fluxo de veículos no sentido Guará–Núcleo Bandeirante. A ponte antiga permanecerá ativa, atendendo exclusivamente ao tráfego na direção oposta. Essa divisão visa eliminar pontos de retenção e proporcionar maior fluidez aos motoristas que transitam pela área. A próxima fase da obra contempla a construção do tabuleiro da ponte e a pavimentação.

O projeto de duplicação, com investimento superior a R$ 12,5 milhões, já liberou provisoriamente 1,2 km de pista duplicada no ano passado. O trecho conecta a Avenida Contorno, no Guará II, à interseção com a DF-079 (Estrada Parque Vicente Pires). A melhoria beneficia o acesso à EPNB e atende moradores de diversas regiões, como Águas Claras, Arniqueira e Park Way.

Além da expansão viária, o complexo de obras inclui urbanização e drenagem. Estão sendo implementados 2,5 km de calçadas e 3,5 km de ciclovias, promovendo a mobilidade ativa. O sistema de drenagem recebeu reforço com novas bocas de lobo e bacias de detenção. A iluminação também foi modernizada, com a instalação de 82 luminárias de LED, fruto de um aporte da Companhia Energética de Brasília.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.