fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Vitória do governo Bolsonaro: OCDE aprova convite para Brasil negociar entrada na entidade

Foto: /Divulgação/reprodução
Foto: /Divulgação/reprodução

Segundo o site Valor Econômico, a decisão significa que agora as negociações vão começar formalmente. A OCDE deverá confirmar oficialmente a aprovação do convite depois que o governo brasileiro receber ainda hoje a carta da entidade.

O que é OCDE

OCDE é a sigla para Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, na sigla em inglês), um órgão internacional composto por 37 países que trabalham juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns.

Por reunir as maiores economias do mundo – como Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido –, a OCDE também recebe o apelido de “Clube dos ricos“.

A organização foi fundada em 1961, com sede em Paris, na França, como um desdobramento da Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OCEE), criada em 1948 para estimular a cooperação entre países europeus impactados pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Qual o papel da OCDE?

Basicamente, o papel da OCDE é se dedicar à pesquisa e a estudos para melhorar políticas públicas em diversas áreas – como política econômica, trabalho, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e comércio –, além de proporcionar a troca de experiências entre os países membros e parceiros-chaves, como o Brasil.

Quais são os membros da OCDE?

Atualmente, a OCDE é composta por 37 países-membros da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. São eles:

Alemanha Estônia Luxemburgo
Austrália Finlândia México
Áustria França Noruega
Bélgica Grécia Nova Zelândia
Canadá Holanda Polônia
Chile Hungria Portugal
Colômbia Irlanda Reino Unido
Coreia do Sul Islândia República Tcheca
Dinamarca Israel Suécia
Eslováquia Itália Suíça
Eslovênia Japão Turquia
Espanha Letônia
Estados Unidos Lituânia
Fonte: OCDE

Comentários