Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do Presidente Jair Bolsonaro, não se calou diante das declarações do ex-presidente Lula a respeito da guerra na Ucrânia. O deputado criticou, por meio de um Tweet, a postura do ex-presidiário, que fez uma piada ao dizer que se fosse no Brasil, a questão seria decidida com conversa e cerveja.
A fala de Lula aconteceu durante um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na semana passada, onde ele falou sobre a guerra na Ucrânia e aproveitou para fazer a tal “piada”.
“O povo quer paz, o povo precisa de paz. A quem interessa essa guerra? Aqui no Brasil, a gente conversaria com cerveja, numa mesa de bar. Se não fosse na primeira cerveja, seria na segunda, ou até a caixa acabar”, disse.
“Apresento-lhes a diplomacia da cachaça. Esse é o pessoal que deu seu dinheiro a Cuba e Venezuela e diz que Bolsonaro destruiu a imagem internacional do Brasil. Meu Deus! Haja capim para esse gado aplaudir o ex-presidiário. (…) Esse é o tipo de pessoa que diz que as relações internacionais do Presidente Bolsonaro são um desastre. Sucesso era quando o dinheiro do pagador de impostos ia para Cuba, Venezuela, Argentina e Nicarágua, via Foro de São Paulo (ironia)”, escreveu Eduardo.
A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, também usou as redes sociais para criticar a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da guerra provocada pela invasão russa.
– O povo quer paz, o povo precisa de paz. A quem interessa essa guerra? Aqui no Brasil, a gente conversaria com cerveja, numa mesa de bar. Se não fosse na primeira cerveja, seria na segunda, ou até a caixa acabar – apontou o petista.
Fabiana Tronenko classificou a fala de Lula como falta de respeito.
– Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do Presidente Zelensky! Liberdade, democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar – escreveu a ex-embaixatriz, no Instagram.