99 e DiDi lançam R$ 6 bilhões em créditos para motos elétricas

Iniciativa poderá beneficiar até 600 mil entregadores nos próximos três a cinco anos. Foto: Divulgação/99
Iniciativa poderá beneficiar até 600 mil entregadores nos próximos três a cinco anos. Foto: Divulgação/99

A 99 e sua controladora global, a DiDi, anunciaram um pacote de investimentos no Brasil, com foco especial na ampliação do uso de veículos elétricos por entregadores. Em parceria com o governo federal, será destinado um montante de R$ 6 bilhões para facilitar o acesso de trabalhadores do setor de entregas a motos e bicicletas elétricas, por meio de linhas de crédito, locação e acordos estratégicos com fabricantes.

A iniciativa, já disponível em São Paulo e Belém (sede da COP30) poderá beneficiar até 600 mil entregadores nos próximos três a cinco anos. Entre as medidas anunciadas, está um programa de financiamento e aluguel de motos elétricas, realizado em parceria com empresas como Galgo, Riba e Vammo, com condições especiais para trabalhadores cadastrados na plataforma da 99.

Já para as bicicletas, a 99 fechou parcerias com Bebike, Bliv e Riba para oferecer bicicletas elétricas, com um projeto-piloto que começa já em setembro em São Paulo com 500 unidades. A expectativa é que o projeto alcance 10 mil trabalhadores em 18 meses.

Em outra frente, a empresa também anunciou uma aliança com a Yadea, maior fabricante global de motocicletas elétricas, para desenvolver um veículo sustentável customizado para o transporte de entrega no Brasil. A tecnologia será adaptada às necessidades dos motociclistas locais.

A expectativa é que, além de contribuírem para a redução de emissões de CO2, os veículos elétricos ajudem os entregadores a reduzir custos com abastecimento e manutenção em até 60%, aumentando sua renda líquida.

Outros investimentos
Os anúncios foram feitos durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 15 de setembro, que contou com a presença de executivos da 99 e da DiDi, incluindo o fundador e CEO global Will Cheng.

Além das iniciativas em mobilidade elétrica, a empresa confirmou um investimento adicional de R$ 2 bilhões até junho de 2026 para expandir o serviço de delivery de comida 99Food. A meta é ampliar a atuação do aplicativo, atualmente disponível em São Paulo e Goiânia, para 15 cidades até o fim de 2025, e 20 até janeiro de 2026.

Como parte do compromisso com a melhoria das condições de trabalho dos entregadores, a 99 também anunciou a destinação de R$ 50 milhões para a criação de pontos de apoio em todo o país. Esses locais oferecerão estrutura básica para descanso, hidratação e uso de banheiros. A iniciativa foi destacada pelo diretor-geral da 99 no Brasil, Simeng Wang, “entendemos que precisamos fazer a vida dos nossos parceiros entregadores mais digna”, diz.

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