O Distrito Federal tem bancada de três senadores na Câmara alta do Congresso Nacional, ou seja no Senado.
O senador Izalci Lucas, tucano de plumagem mais discreta e comedido, quebrou a rotina e já se posicionou contra a indicação de Flávio Dino. Izalci fez um discurso inflamado no pulpito do Senado Federal nessa segunda-feira (26). Izalci disse temer o comportamento ideológico de Dino no Supremo.
Damares Alves (Republicanos), bolsonarista, evangélica e digital influencer, tem se manifestado mais de uma vez em suas redes sociais para se opor à indicação de Flávio Dino.
Já a outra mulher que o Distrito Federal tem no Senado Federal é Leila Barros, ou Leila do Vôlei, que apesar de não ter se manisfestado publicamente sobre o assunto, nem uma linha em nenhuma de suas redes sociais, participou na noite dessa terça-feira (27) de um jantar de confraternização na casa do senador Randolfe Rodrigues, em Brasília, em apoio a Dino.
Flávio Dino, Paulo Gonet e Leonardo Cardoso de Magalhães serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que votará as indicações antes de seguirem ao Plenário do Senado. Para serem aprovados, eles precisam do apoio da maioria dos senadores, ou seja, mais de 41 votos favoráveis.