Um projeto de segurança no trânsito de Fortaleza, capital do Ceará, que ainda está em fase de pesquisa e testes, pretende reduzir acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação de pedestres.
Como funciona? Um conjunto de luzes é acionado por inteligência artificial ao identificar a presença humana na faixa de pedestres. Quando alguém passa, a iluminação dinâmica é ativada sobre quem está caminhando durante toda a extensão da faixa.
A inteligência artificial consegue identificar vários pedestres, mesmo se estiverem transitando em sentidos opostos. Fortaleza foi escolhida para receber o piloto devido aos números de segurança viária na capital: 2022 foi o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito, com 158 óbitos nas vias da cidade. O número foi 58% menor em relação ao do ano de 2014, quando 377 pessoas perderam a vida.
O sistema com Inteligência Artificial (IA) tem sensores de luz que são acionados quando identificam que uma pessoa está passando pela faixa. Aqui, vale destacar que a iluminação é dinâmica, e acompanha a passagem do pedestre. É como se, a cada passo, faixas diferentes fossem iluminadas.
Ponto positivo é que o sistema consegue iluminar mais de uma pessoa. Por exemplo, mesmo quando os pedestres estão em sentidos opostos, os caminhos de ambos serão iluminados.
“Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, explica Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC, em comunicado.
Assista o funcionamento: