Neste domingo (15), o presidente Jair Bolsonaro decidiu sair para dar um passeio de moto em Brasília. E ao parar para conversar com jornalistas, ele disse que é preciso ter pena das pessoas que levantam faixas defendendo o Ato Institucional nº 5, adotado no governo militar.
A declaração ocorreu após falar sobre manifestações em que pessoas pediam fechamento do Congresso.
– Olha só, você acha que isso tem repercussão? O maluco levanta uma faixa lá ‘AI-5’. Existe AI-5? Você tem que ter pena do cara que levanta a faixa do AI-5. Você tem que chegar para ele, da imprensa, ‘amigo, o AI-5 foi lá na época dos anos 60 que tinha ato institucional (…) não existe isso. Você tem que ter pena dessa pessoa, e não querer prender – apontou.
O presidente disse ainda considerar como um “psicopata ou imbecil” quem considera essas manifestações como antidemocráticas.
– Eu classifico como psicopata, imbecil, aqueles que duvidam de manifestações espontâneas como o 7 de Setembro ou o 1º de maio como se fossem atos antidemocráticos. Então, eu classifico quem chama isso de atos antidemocráticos como pessoas psicopatas ou imbecis – destacou.
Bolsonaro ainda comentou declaração do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as eleições serem “limpas, transparentes e por urnas eletrônicas”.
– Se ele tem tanta certeza disso, por que criar tanto óbice para as instituições que foram convidadas para participar do processo? – indagou.