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É Papo Firme: Valter Casimiro abre o jogo sobre ‘Zona Verde’ no DF

Valter- Casimiro-DFMobilidade

“O Projeto Zona Verde de mobilidade não é um projeto estanque, não é projeto solitário ele precisar dos outros projetos”

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal Walter Casimiro concedeu entrevista nessa quinta-feira (20) ao jornalista Luciano Lima no programa de rádio É Papo Firme, da Rádio Federal.

O tema da entrevista, que pode mudar a história da mobilidade de Brasília, foi o projeto Zona Verde, projeto do Governo do Distrito Federal está na iminência de ser implantado na capital.

Participaram da entrevista o Uirá Lourenço do Blog Brasília Para Pessoas e o Wilde Cardoso do Movimento Andar a Pé.

Há consenso e  apoio ao Projeto que desistimula a utilização de carros na mobilidade do brasiliense. Com poucas restrições, principalmente no que diz respeito à comunicação.

O secretário ressaltou o projeto de VLT e a interligação com as ciclovias das quadras 900 e 600 fortalecendo a  mobilidade ativa, envolvendo as ciclovias e calçadas além das passagens subterrâneas. Ampliação do Metrô e sua concessão em parceria com a empresa do Zona Verde.

Foi determinado, segundo Casimiro, ampliação da frota  de ônibus para que no prazo de 01 ano se tenha mais 100 ônibus “rodando na praça” e se adapte ao Projeto.

Dentre todas as ações que visam a implantação do projeto Zona Verde de mobilidade está a construção de terminais rodoviários nas cidade que ainda não possuem para que seja realizada a integração do modais.

Valter Casimiro destacou que os recursos arrecadados serão aplicados segundo à legislação e deverão compor o fundo do IPREV, Instituto de Previdência dos Servidores.

Assista abaixo a íntegra da entrevista:

 

Detalhes do Projeto:

A previsão é de que a proposta abranja 100 mil vagas no Distrito Federal. A licitação da empresa concessionária será feita por concorrência internacional, em que o espaço será cedido à empresa privada por 30 anos. O investimento previsto, por parte da concessionária é de R$ 300 milhões, em um período de três anos.
A proposta do GDF é criar quatro zonas diferentes de cobrança pelo estacionamento público, diferindo em horário de funcionamento, tempo máximo de permanência e tarifas de estacionamento.
A Zona Ipê Amarelo abrangerá áreas onde há comércios e residências, como as quadras residenciais e comerciais do Plano Piloto. Nelas, moradores da quadra terão direito à isenção de pagamento de um carro estacionado em vaga pública. Se houver mais de um carro por moradia, será cobrado o estacionamento. O período máximo de permanência previsto é de duas horas, e a taxa será de R$ 2,00 por hora, para carros, e R$ 1,00, para motos.
A Zona Ipê Roxo é composto pelo Eixo Monumental e quadras próximas, como setores bancários e comercial norte e sul e o setor de rádio e televisão. Nele, a permanência máxima permitida será de 5h, e a taxa será de R$ 5 por hora, para carros, e a metade do valor, para motos.
A zona denominada Ipê Rosa será composta de bolsões de estacionamento próximos a autarquias e prédios públicos do Plano Piloto. O período máximo de permanência será de 12 horas, e os valores serão de R$ 5 por hora, para carros, e R$ 2,5, para motos.
Por fim, a Zona Ipê Branco compreenderá bolsões de estacionamentos próximos a transportes públicos e coletivos. O período máximo de permanência será de 18 horas, e o valor previsto é de R$ 0,50 por hora, para carros e motos.

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